top of page
  • Foto do escritorConexão Minas

Ações Sociais beneficiam empresa, funcionários, clientes e comunidades

As últimas pesquisas apontam que as empresas engajadas conquistam mais clientes e conseguem fidelizá-los, assim como também colaboradores. A prática da ação social está cada vez mais comum nos ambientes corporativos, proporcionando diversos benefícios.


As ações são resultados de políticas de responsabilidade social e têm relação com qualquer tipo de atividade desenvolvida com caráter voluntário para atender comunidades carentes.


Os projetos estimulam diferentes situações, como o engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, políticas, relações - principalmente com as comunidades, direitos humanos, a inclusão e diversidade.


As ações sociais são investimentos focados na construção da imagem da organização, fortalecendo os negócios e permitindo se diferenciar da concorrência. Também é uma oportunidade de estratégia extra, caso seja preciso gerenciar crises de reputação organizacional. Os projetos também permitem a redução das despesas. 


As vantagens também ocorrem entre os colaboradores. Primeiro, a atividade possui uma grande capacidade de estimular a inovação e o engajamento. Dessa forma, é possível promover um ambiente de trabalho mais criativo, inovador, positivo e produtivo, já que a motivação também é melhorada.


Outro fator importante está na possibilidade de reter talentos, uma vez que boas ações aumentam a probabilidade da criação de vínculos e a sensação de pertencimento, assim como o espírito solidário e a satisfação de estar em um local que se dedica ao cuidado com o próximo.


Existem diferentes formas de investir em ações sociais, como por exemplo, recolhendo e entregando doações, como redirecionar parte dos impostos, firmar parcerias com determinadas Organizações sem fins lucrativos (ONGs), investimento social privado e voluntariado corporativo.


Durante o processo de seleção, vale lembrar que é fundamental escolher uma causa que esteja alinhada com os propósitos da empresa e as ferramentas já desenvolvidas pela companhia, facilitando a implementação da atividade e o início de mudanças para privilegiar todos.

 

Por: Gabrielle Silva


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page