A aeronave se tornou indispensável para a alta produtividade rural. Demanda por pilotos e profissionais de manutenção em drones está em alta no mercado brasileiro.
Com o avanço da tecnologia e a crescente adoção de drones no agronegócio, o futuro das práticas agrícolas promete ser cada vez mais eficiente, sustentável e lucrativo. O impacto da inovação já é uma realidade, que demanda ainda mais ajustes na mão de obra.
Instrutor dos cursos Drone Básico e Drone de Mapeamento do Sistema Faemg Senar, Lucas Reichelm destaca a relevância dessa tecnologia, especialmente no combate a ervas daninhas e formigas cortadeiras, um dos principais problemas enfrentados nas áreas de cultivo de eucalipto.
Reichelm aponta que, atualmente, um único drone pode realizar o trabalho que antes demandaria a presença de até 60 trabalhadores: 30 para o pulverizador costal e outros 30 para o combate às formigas. “O drone não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também diminui a exposição da mão de obra a produtos químicos, limitando a manipulação direta a apenas duas pessoas – o piloto e um auxiliar”, disse.
Os benefícios não param por aí e vão além da redução de trabalhadores expostos a agrotóxicos. De acordo com Reichelm, “a aplicação feita por drones utiliza, em média, 40 litros de água por hectare, em comparação aos 400 litros consumidos por tratores.
A capacidade de um piloto e seu auxiliar de atender até 3.000 hectares demonstra a eficiência e a sustentabilidade da prática agrícola”, afirmou.
Nos cursos que ministra pelo Sistema Faemg Senar, o instrutor revela que já treinou diversas turmas focadas em pulverização com drones, mas apesar do grande número de profissionais atendidos, o piloto de drone agrícola ainda é um gargalo no mercado, que tem “uma demanda crescente por operadores de confiança e conhecimento adequado na aplicação de defensivos agrícolas”. Além dos operadores, Lucas acredita que, em breve, a necessidade de profissionais para realizar a manutenção de drones agrícolas pode superar a demanda por pilotos.
Educação e continuidade
De acordo com o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes, a educação e o aprimoramento das habilidades no uso de drones são fundamentais para garantir que a inovação tecnológica atinja todo o seu potencial no setor. "A adoção de novas tecnologias não só otimiza as operações, como também traz benefícios ambientais significativos, elevando a agricultura mundial a um novo patamar de soluções”.
O Sistema está focado em capacitar profissionais para otimizar o trabalho no campo, fomentar ganhos ambientais e assegurar que a tecnologia atinja novos níveis nas propriedades rurais.
O profissional de drones Antônio de Castro, que já havia investido em capacitação particular, concluiu o curso do Sistema Faemg Senar e destacou a qualidade da metologia. Segundo Castro, "embora tenha feito um investimento significativo em aulas particulares, o conteúdo do curso do Sistema Faemg Senar é incomparável, e o instrutor, excelente".
コメント