Melhores condições de pagamento, acesso a produtos de qualidade, redução de custos operacionais, fortalecimento do poder de negociação, diversificação de fornecedores, acesso a tecnologias e fortalecimento da comunidade local. Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes, motivos não faltam para investir em compras coletivas, e foi exatamente isso que um grupo de produtores fez para adquirir 17,5 toneladas de NPK direto da fábrica.
Essa foi a sétima compra do grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio dos municípios de Felício dos Santos, Senador Modestino e São Gonçalo do Rio Preto, que beneficiou 25 produtores com uma economia de 30%.
“Foi uma estratégia para o período da entressafra, quando os insumos já estão mais baratos. Além disso reduziu os custos, aumentou a produção e a renda das famílias atendidas e fortaleceu a presença do Sindicato dos Produtores Rurais de Diamantina na região”, explicou o técnico de campo Willer Durval.
Economia e novos investimentos
Com a economia criada através da compra coletiva, a produtora Suely Ferreira, de Felício dos Santos, investiu na infraestrutura da fazenda. “Já participei de duas compras. As mais recentes têm sido extremamente vantajosas. Desta vez, usei o dinheiro do desconto para melhorar o curral”.
O gerente regional alerta para a importância da gestão da propriedade. “Ao reinvestir o valor economizado, os produtores conseguem ampliar suas capacidades produtivas e melhorar a eficiência operacional”, destacou.
Nesse processo, o Sistema Faemg Senar fornece orientação e suporte técnico. “Assim os produtores podem aproveitar ao máximo as oportunidades de investimento. Estamos comprometidos em fomentar práticas que gerem resultados positivos e duradouros para o setor”.
Beneficiado pela ação, Silvério França, atendido há dois anos, destacou que a rede de contato dos produtores melhorou e que já almeja participar de uma nova compra coletiva. “Sou grato por todo o conhecimento e oportunidades a que tenho acesso com o Sistema Faemg Senar”, concluiu.
Por:Izabella Machado
Comments