Dia de Campo em Machacalis: do silo à mineralização


O 1º Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio e do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Machacalis, Bertópolis, Santa Helena de Minas e Umburativa recebeu produtores e profissionais em Machacalis. O evento começou com a palestra de abertura “Liderança no Campo: Gestão de Equipe ao Resultado”, com o professor de Zootecnia e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Medicina Veterinária do IFNMG, Paulo Eduardo Ferreira dos Santos, e seguiu para quatro estações instaladas na Fazenda Planalto.


As estações tiveram como palestrantes os técnicos de campo do Sistema FAEMG Luiz Carlos Gomes, Romaro Figueiredo e Andressa Silva e o instrutor Ricardo Marcus Soares. Os temas foram “Capineira – Plantio e Cultivo”, “Capineira – Colheita e Utilização”, “Boas práticas no manejo de ordenha para prevenção de mastite” e “Mineralização - cria, recria e animal de produção”.


“Abordamos desde a colheita de volumoso até a abertura do silo e sanamos dúvidas dos produtores quanto aos valores nutricionais do capiaçu. Foi de suma importância este momento para desmistificar o processo de silagem como uma etapa cara e difícil de executar. Com um bom planejamento alimentar, é possível plantar, colher e armazenar de forma segura o volumoso para os animais durante a estação seca, melhorando os índices de produtividade”, ressaltou Romaro Figueiredo.


Para a técnica de campo Andressa Silva, as dinâmicas das estações facilitaram o entendimento acerca de processos que muitas vezes parecem complexos, “mostrando termos, ações práticas e situações do dia a dia, como a compra de minerais, que alguns produtores têm dificuldade”.



Resultado


A presidente do SPR de Machacalis, Bertópolis, Santa Helena de Minas e Umburativa, Klécila Portes, ficou satisfeita com o resultado do evento. “Uma enorme satisfação ver a participação do produtor rural, pois temos buscado essa parceria e aproximação. Nada melhor do que levar a realidade até eles e, por isso, fomos até a fazenda para mostrar, na prática, o que acontece. Que possamos trazer, a cada dia de campo, uma nova experiência, que poderá ser aplicada nas propriedades dos nossos produtores”.


“O evento cumpriu com o prometido: entregou informação, promoveu o encontro de produtores e profissionais, trouxe temas importantes para debate e fez com que os participantes voltassem para casa com novas ideias para aplicar na propriedade”, completou o gerente regional em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.


O Dia de Campo recebeu o assessor sindical do Sistema FAEMG, Rogério Arantes, e o assessor especial da diretoria do Sistema FAEM, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu). Além disso, estiveram presentes produtores dos municípios de Águas Formosas, Nanuque, Santa Helena de Minas, Araçuaí, Almenara e Fronteira dos Vales.



Fonte: Sistema FAEMG

8 visualizações