A falta de chuva segue causando baixa nos mananciais de água de Poços de Caldas (MG), o que impacta também na vazão de quase 20 fontanários distribuídos ao redor da cidade.
A distribuição de água tem sofrido com a falta de chuva em todos os aspectos. Rodízios no abastecimento em bairros da cidade e campanhas de uso consciente são tentativas de alerta à população.
Por enquanto, os fontanários de Poços de Caldas não secaram completamente. No entanto, já é possível estimar que houve uma queda brusca no volume de vazão de água jorrada. A necessidade de chuva permanece urgente para reverter a situação.
Atualmente, conforme o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), dos 18 fontanários cadastrados, um está limitado temporariamente para garantir o abastecimento nos demais.
Mesmo com pouca água escoando, o trabalho de manutenção nas nascentes é constante para garantir a qualidade da água em todos os fontanários.
"Nós fazemos o controle na serra das captações. Diariamente, ao longo de todo ano, tem uma equipe que percorre essas captações fazendo a limpeza, higienização, desobstruindo, porque principalmente quando chove carrega muito material, então precisa desobstruir", explica Paulo Silveira, supervisor de controle de operações do Dmae.
Além da manutenção, o departamento também realiza a gestão dos pontos de captação para evitar que todos os fontanários sofram com baixa vazão ao mesmo tempo.
Por EPTV 1 — Poços de Caldas, MG
Comments