top of page
Foto do escritorConexão Minas

Marca de moda autoral do Jequitinhonha será lançada no Minas Trend 2024



Um grupo de 50 empreendedoras da região de Almenara, se reuniram com o objetivo de confeccionar peças autorais de moda. A marca, que leva o nome de Vale do Jequitinhonha Têxtil, é uma parceria com do Sebrae Minas com a Prefeitura de Almenara. A apresentação do projeto vai acontecer durante a abertura da 32ª edição do Minas Trend, na próxima terça-feria (22), no BH Shopping, em Belo Horizonte.

A princípio, o evento vai receber 45 peças da coleção Alma, inspiradas nas tradições e matérias-primas que valorizam a identidade de origem do Baixo Jequitinhonha. A ideia é exaltar a ancestralidade e originalidade do local.

No evento, serão expostas algumas peças do vestuário feminino; infantil; upcycling (conceito que consiste em customizar uma peça, que pode ter uma funcionalidade diferente da original); acessórios e moda casa.

A coleção Alma se utiliza de tecidos sustentáveis e bordados característicos da região de Almenara, conhecida como a “Terra de Alfaiates”. Manifestações culturais típicas da região, como a Folia de Reis e a matriz africana, são presença forte na temática de algumas criações.







Foto: Divulgação



A criação


O desenvolvimento da Vale do Jequitinhonha Têxtil teve início em 2023, através do projeto piloto “Mãos à Moda”. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae Minas para tornar a moda autoral uma expressão viva da identidade e tradição regional do Vale do Jequitinhonha e contribuir com a geração de empregos.

Cerca de 200 pessoas foram capacitadas em encontros para desenvolver talentos, mentorias que aprimoraram o processo criativo, precificação, ficha do produto, além de estudos sobre as referências locais para criar a coleção.

Um dos destaques no trabalho de criação da marca coletiva foi a elaboração do “Caderno de Saberes, Ofícios e Tradições de Almenara”, que concentra estudos sobre os artesãos e mestres de ofício da cidade. Nele estão presentes alguns artistas da região: Adelícia Amorim, Diomilton Ferraz, Dona Santinha, João do Cipó, Licio Seleiro, Morema Mares e integrantes do Coral Lavadeiras de Almenara e da Folia de Reis Santos Reis compartilham suas origens, processos criativos e técnicas em uma ideia de resgate à cultura local.


“A moda autoral no Vale se consolidou como manifestação artística e resgate do orgulho de pertencer à região. São roupas exclusivas que refletem uma riqueza cultural, com alto valor agregado e destinadas a consumidores exigentes. Nosso apoio se deu no objetivo de aprimorar a gestão e o processo produtivo dos empreendedores, para que eles possam criar estratégias comerciais efetivas, conquistar novos clientes e ampliar a competitividade”, destaca o gerente regional do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes.


Fonte: GM


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page