Ministério diz que não pode decretar 'fim da pandemia'



O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (30) que não pretende decretar o "fim da pandemia" de Covid-19 no Brasil nos próximos dias. A declaração vai contra a expectativa declarada pelo presidente Jair Bolsonaro, que citou em evento na Bahia que havia estudos para que isso ocorresse até 31 de março.


Em evento em Brasília, representantes da pasta esclareceram que não está na competência do ministério decretar o "fim da pandemia", mas sim estipular qual a validade do decreto que instituiu o estado de "emergência sanitária nacional" por causa da Covid-19, em fevereiro de 2020.


A declaração de pandemia foi feita em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois disso, países regulamentaram leis para determinar como seria o enfrentamento à doença.


No Brasil, a lei 13.979/2020 - que trata de medidas contra a Covid - estipula que um "ato do Ministro de Estado da Saúde disporá sobre a duração da situação de emergência de saúde pública" sobre o qual trata a legislação.


Fonte:G1

3 visualizações