Queijo brasileiro é eleito o melhor do mundo pelo site americano The Taste Atlas

O Queijo Canastra superou grandes nomes como Parmigiano Reggiano, Mont d’Or e Serra da Estrela.

Nesta quarta-feira (22), o site The Taste Atlas divulgou um ranking contendo 50 queijos de diversos países ao redor do mundo. O queijo brasileiro Canastra ficou em 1° lugar do ranking, sendo considerado o melhor queijo do mundo. Ele venceu pelos votos da audiência. O Canastra ficou à frente dos famosos queijos Parmigiano Reggiano (Itália), Mont d’Or (França) e Serra da Estrela (Portugal).


O The Taste Atlas é um guia gastronômico bem conhecido ao redor do mundo, seu conteúdo conta com a participação de inúmeros viajantes do mundo todo. Eles possuem catalogados mais de 10.000 pratos e bebidas de diversos lugares do nosso planeta e pretendem catalogar ainda mais delícias espalhadas ao redor do globo.


Produzido em solo mineiro, o queijo Canastra é feito de forma artesanal, seguindo uma tradição que se estende há mais de 200 anos. Canastra não é apenas um queijo, mas sim todos os queijos feitos na Região da Serra da Canastra, localizada no sudoeste de Minas Gerais. Possuem mais de 70 produtores na região.


O Canastra ficou tão conhecido que, em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou a iguaria mineira como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Criado utilizando leite cru, o queijo recebe sabores mais complexos e uma cura melhor e mais rica, fazendo com que ele tenha sabores ácidos, mas com um fundo adocicado. Isso faz com que ele combine com café, goiabada, doce de leite ou só.


Mas, e você? Aceita um pedaço de queijo?

4 visualizações