top of page
  • Foto do escritorConexão Minas

Nível do principal reservatório de água da RMBH é o pior desde 2020

O nível do Sistema Paraopeba encolheu quase 30% nos últimos cinco meses. O nível atual do reservatório está em 61%



A ausência das chuvas em Belo Horizonte fez com que o nível do principal reservatório que fornece água à Grande BH, o Sistema Paraopeba, encolhesse quase 30%. Para se ter ideia, o nível atual do reservatório está em 61% da reserva, o menor índice desde janeiro de 2020. O reservatório contempla as represas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores.


Em abril, quando aconteceram as últimas chuvas em Belo Horizonte e cidades vizinhas, o volume de água no Sistema Paraopeba estava em 89,2%. Neste mês, caiu para 64,3% e, agora, segundo a Copasa, está próximo de 61%. Em comparação com o mesmo período de 2023, o nível do sistema estava em 83,9% de acordo com os dados da companhia.


Em nota, a Copasa informou que apesar disso, os reservatórios de água estão com níveis suficientes para abastecer a Região Metropolitana de Belo Horizonte neste período de estiagem. A companhia destaca ainda que, atualmente está monitorando de forma ininterrupta o nível do Sistema Rio das Velhas e do Sistema Paraopeba e, até o momento, não houve impactos na captação de água para a Grande BH.


Por Guilherme Alves

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page